ORGANIC WINEMAKERS

ALENTEJO - PORTUGAL

Na Quinta da Amoreira da Torre acreditamos que o verdadeiro vinho começa na vinha, que é conduzida segundo práticas sustentáveis e de agricultura biológica (entidade certificadora: SATIVA).

Não utilizamos herbicidas, pesticidas, fungicidas, antibióticos, adubos químicos ou de síntese, não regamos a vinha e trabalhamos o solo o mínimo possível.

O microclima da Amoreira da Torre, com uma frescura e humidade raras no Alentejo, permitiu que a vinha enraizasse e encontrasse no solo a totalidade dos seus nutrientes.

As castas existentes são, na grande maioria, Portuguesas. Nos tintos, Aragonez, Trincadeira, Alicante Bouchet, Touriga Nacional, Touriga Franca e um pequeno talhão de Cabernet Souvignon, Arinto e Verdelho da Madeira como castas brancas.

A vindima é feita manualmente, normalmente no final de Setembro/início de Outubro, com todas as castas vindimadas separadamente.

Na adega, a filosofia é que a vinificação seja feita por processos naturais com uma intervenção mínima do Homem.

A fermentação ocorre de forma espontânea, após maceração das uvas, e apenas com leveduras autóctones. Nada é adicionado ou retirado ao mosto, apenas uma filtração muito suave e SO2 em quantidades mínimas.

Queremos que o resultado sejam vinhos autênticos e vivos, que reflictam o seu Terroir, que respirem a energia da paisagem e a paixão de quem os conduziu.